27/04/2016

Por que eu não consigo emagrecer?!


Dúvida cruel que encuca muita gente, a Psicóloga Leticia de Oliveira conta mais pra gente sobre o assunto!

Tudo parece muito simples, uma fórmula matemática: menos comida + atividade fisica = menos quilos. O problema não está na compreensão dessa fórmula mas na mudança de um comportamento difícil de ser modificado.

Aprendemos, quando crianças, que saúde está ligado a comer bastante. Nossos pais morriam de orgulho sempre que comiamos tudo. Aprendemos que doença se cura com chá e biscoito e que casa de vó é igual a comida gostosa. Comida, desde muito cedo, está condicionada a amor, carinho, aprovação, conforto, segurança. 

Quando nos tornamos adultos, a situação muda um pouco. Nosso metabolismo já não é dos melhores, e aquela comida de fim de semana já faz diferença no nosso peso. O problema é que os convites sociais só aumentam e a gente passa a ter cada vez menos tempo para se exercitar. O comer agora está condicionado a lazer, descanso, boas risadas com os amigos.
Aí você decide " abrir mão " das comidas que gosta, consegue sair e não comer tudo que tem vontade, e se empenha em se exercitar mais vezes durante a semana. Tudo parece estar dando certo, mas em algum momento você se perde e tudo volta a ser como antes. Por que isso acontece?

Comemos por vontade e também por ansiedade. Conseguimos nos conter quando a questão é a vontade mas a compulsão e compensação quando o problema é ansiedade é muito mais difícil de ser controlado. 

Precisamos monitorar nossos comportamentos relacionados a comer mas principalmente aos comportamentos que nos geram ansiedade. A maior parte das pessoas com problemas de peso, são ansiosas, e comem como forma de compensar essa ansiedade.

Ansiedade tem a ver com comportamentos inadequados e inadaptados a nossa vida. Se existe ansiedade existe comportamentos "errados". Você pode estar ansioso porque está infeliz no trabalho, no relacionamento, ou simplesmente porque mantém na sua vida algo ou
alguém que não lhe faz bem. A ansiedade é normalmente sinal de que você não está, de alguma maneira, se respeitando. Entendeu?

Para perder peso você precisa abdicar de comer tudo que tem vontade, precisa se exercitar, mas também precisa aprender a se conhecer e se respeitar.

Leticia de Oliveira
Psicologa Comportamental
www.leticiadeoliveira.com.br

0 comentários:

Postar um comentário