21/03/2016

Nutrição e Odontologia



Oi pessoal, tudo joia?
Estamos com as séries sobre a saúde bucal e hoje o assunto é interessantíssimo!
Para quem se interessa por um copo saudável a dica é A SAÚDE COMEÇA PELA BOCA.

De nada adianta comer as coisas certas na hora certa, treinar e repousar o suficiente, fazer tratamentos estéticos e ir regularmente aos médicos se a sua BOCA não está saudável.

A Dra Camila Fernandes nos dá algumas dicas sobre como prevenir as cáries e quais tipo de alimentos podem acelerar ou não esse processo.

Os alimentos mais cariogênicos (aumentam as chances de cárie) são os que apresentam açúcar na sua composição: os doces, as balas, os caramelos, os chocolates, os chicletes e os refrigerantes são exemplos desses alimentos. Existem alguns alimentos que escondem o açúcar na sua composição, como a mostarda e o ketchup. 
Nesse grupo incluem-se os suplementos à base de carboidrato, como sachês de carbo e shakes. "Claro que não vamos deixar de usá-los se são indicados para determinados esportes e em provas, mas devemos lembrar de escovar os dentes imediatamente após o uso ou assim que possível, ao final de um prova de corrida, por exemplo", afirma a Dra.

Todos esses alimentos podem ser consumidos, mas de maneira racional, isto é, junto às principais refeições, seguindo-se a escovação. 

 A ingestão de farináceos e salgadinhos, principalmente entre as refeições, é um hábito considerado pouco saudável, quando se pensa em prevenção da doença e, portanto, deve ser evitado. Por outro lado, existem alimentos como o queijo e o leite que são considerados protetores dos dentes. Eles apresentam alto conteúdo de cálcio e fosfatos, que protegem contra a desmineralização do dente!

Ente as refeições, pensando na SAÚDE BUCAL, indica-se o consumo de oleaginosas como castanhas, amêndoas e nozes e também chicletes sem açúcar e que contenham XYLITOL, pois estimulam a salivação que é uma defesa natural do organismo para lavar os dentes!

Gostaram das dicas?! Acompanhem mais!
Beijos e boa semana!

Conheçam a Clínica ideRia
Marque uma visita!
www.ideria.com.br

0 comentários:

Postar um comentário