16/03/2016

Hipertrofia x Hiperplasia Muscular




Conceitos que se confundem desde o significado até o benefício do desenvolvimento nos treinos, a hipertrofia e a hiperplasia muscular são semelhantes, porém são adiquiridos de formas diferentes e podem auxiliar no alcance de seus objetivos estéticos e funcionais.

Por definição, HIPERTROFIA MUSCULAR é o aumento do tamanho das fibras (células musculares) que aumentam seu volume intercelular com o inchamento de seu volume plasmático, obrigando as organelas celulares a se adaptarem e até aumentarem em números para atender todas as necessidades metabólicas das mesmas.

Já a HIPERPLASIA MUSCULAR é o aumento do número das células, sem modificação em seu formato ou tamanho (obrigatoriamente).

Uma boa maneira de desenvolver a HIPERPLASIA é realizando atividades que recrutem os músculos em diferentes estímulos, como exercícios funcionais, de resistência muscular e atividades que combinem estímulos aeróbios e anaeróbios em conjunto.

Já a HIPERTROFIA pode ser alcançada com êxito com atividades de resistência de alta intensidade e curta duração, com intervalos controlados para que a recuperação muscular aconteça. Para que o músculo "cresça" é necessário estssa-lo até que se rompa é ocorra micro lesões. A cicatrização dessas fibras e que vai gerar o aumento do volume, por isso o tempo de descanso é essencial.

Estudos comprovam que realizar uma grande diversidade de atividades durante a infância, estimula a HIPERPLASIA, o que faz com o que o indivíduo tenha, para o resto de sua vida, uma memória muscular muito boa, garantindo uma certa facilidade em adaptações fisiológicas para as atividades musculares.

Com o número de fibras aumentado, qualquer estímulo que for dado aos músculos, eles terão mais facilidade em se modificar e ativar os metabolismos.

Além disso, para quem quer GANHAR MASSA MUSCULAR (como se diz popularmente) uma boa tática pode ser a combinação dos dois trabalhos supracitados: inicialmente um trabalho de HIPERPLASIA para aumentar o número de células e em seguida a HIPERTROFIA. Pensando em números, se há mais células, quando elas crescerem, sua musculatura ficará muito mais aparente, certo?!

Procure um bom profissional para auxiliar nesse processo.
Bons treinos!

0 comentários:

Postar um comentário