29/02/2016

Celulite


Essa palavrinha que causa arrepio em muita gente é um mal que veio como um carma para nós, mulheres!

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia "A celulite é caracterizada pelo aspecto ondulado da pele de algumas áreas do corpo. Afeta 85% a 98% das mulheres após a puberdade, de todas as raças, embora mais as brancas sejam as mais afetadas. Raramente é observada em homens, mas pode ocorrer quando eles têm algum desequilíbrio hormonal."

Então meninas, vamos encará-la e observar algumas armas para melhorar o aspecto dessa pele e prevenir o aparecimento de mais cascas de laranja.

CAUSAS PROVÁVEIS
-Hereditariedade;
-Problemas circulatórios;
-Má alimentação;
-Sedentarismo:
-Tabagismo, entre outros.

Com exceção da herditariedade, todos os outros itens podem ter uma solução, ou ao menos uma melhora.


SUGESTÕES PARA ELIMINAR/PREVENIR A CELULITE
-Beber ao menos 2L água por dia, aumentando o volume em dias de treino e calor exessivo;
-Preferir alimentos saudáveis. Aqui não tem novidade: aumentar consumo de frutas, fibras, verduras, carnes magras e EVITAR frituras, açúcares em excesso, bebidas alcoólicas e afins;
-Massagens específicas e drenagem linfática são aliados no tratamento, pois estimulam a circulação sanguínea, reduzem o inchaço e ainda ajudam no funcionamento do sistema linfático, que filtra as impurezas do corpo;
-Cremes específicos para celulite podem ser bons complementos para o tratamento, assim como remédios via oral que tratam do problema de dentro para fora (Consulte um médico!).


EXERCÍCIOS ANTI-CELULITE
Os locais mais atingidos pela celulite são as áreas de gordura onde o hormônio feminino (estrogênio) agem mais, como quadris, coxas e glúteos. Portanto é nessa região que vamos caprichar!
Agachamentos, afundos, subir degraus, adução e abdução de coxas são bons movimentos para estimular a musculatura dessa área, o que pode deixar a pele com um tônus melhor e mais firme.

Trabalhar a panturrilha (gastrocnêmio) é uma alternativa auxiliar pois esse músculo trabalha como uma BOMBA que leva o sangue das extremidades baixas para cima. Então, tem papel essencial no retorno venoso e na circulação.


A celulite NÃO TEM RELAÇÃO COM OBESIDADE! Pessoas magras, normais e obesas podem ter graus de celulite diferentes, não estando diretamente relacionado com sobrepeso. Entretanto, uma mulher com sobrepeso ou obesidade tem maior acúmulo de gordura subcutânea, o que pode facilitar a inflamação das mesmas, causando a tão indesejada celulite.

Então, exercícios aeróbios (cardiovasculares) como corrida, natação, bike e caminhadas podem ser bons complementos.


Resumo: aliar bons hábitos de vida com alguns tratamentos estéticos podem ajudar nesse processo. Lembrando que o conjunto de todos os fatores garantem melhores resultados.
Não adianta passar creme massageador nas coxas e ficar o dia todo deitada no sofá comendo brigadeiro, ok?

Beijos e bons treinos!

0 comentários:

Postar um comentário