16/08/2015

Beneficios da prática de esportes desde cedo

Muitas crianças praticam atividades físicas coletivas desde cedo, escolinhas de futebol, vôlei, basquete, handebol, natação, entre outros.


Na ERA DIGITAL que vivemos nessa década, essa atitude, que deve ser incentivada pelos pais, é uma saída sensacional para que as crianças não se tornem reféns dos eletrônicos. 

Não que elas não devam ter acesso à internet, tablets, jogos eletrônicos e afins - até porque o futuro vai girar em torno disso- mas, essa não deve ser a ÚNICA forma de diversão e distração das crianças e também adolescentes.

BENEFÍCIOS DA PRÁTICA DE ESPORTES
(Ou atividades físicas em grupos)


Quando exposta a várias propostas de movimentação, a criança desenvolve melhor suas habilidades, como correr, saltar, agarrar, agachar, lançar entre outros.
Além de estimular a coordenação motora, condicionamento cardiovascular, resistência muscular, flexibilidade e agilidade.



Trabalhar em grupo desenvolve uma capacidade, que a criança vai levar pro resto da vida.
Conviver com pessoas de personalidades diferentes, dividir tarefas, cooperar e saber esperar a hora certa de agir são alguns exemplos de atitudes importantíssimas num jogo coletivo e também numa grande empresa, onde o sucesso geral depende do esforço e colaboração de cada integrante.



Na vida, não ganhamos sempre. Numa situaçãoo de competição esportiva o mesmo acontece. A equipe pode vencer ou não os jogos e o campeonato final.
Por mais que tenham batalhado ️treinando, o outro adversário pode estar mais bem preparado para aquela situação, fazendo com que seu time perca.
Imane-se no vestibular para uma grande universidade. Por mais que você tenha estudado e se preparado, há chances de outros concorrentes preencherem o número limitado de vagas, e você pode ficar de fora daquele processo seletivo. Essa situação é estressante é frustrante. Mas, sabendo lidar e tendo experiências anteriores com ganhos e perdas, a motivação e determinação se mantém e isso não ser o "fim do mundo". 



Tudo tem sua hora certa.
Com o esporte não é diferente. Cada posição é ocupada por um número de pessoas, e muitas gente fica na reserva. Os treinamentos são iguais, mas na hora H nem todos entram "em campo". Administrar essa situação é uma ótima experiência que tambem será levada para a vida.



Aprender a ter hora de treinar, hora de estudar e hora de brincar.
Saber que há responsabilidades a serem cumpridas e metas a serem atingidas.
Atitudes simples desde preparar o lanche, separar o uniforme ou comunicar aos pais que haverá um torneio no final de semana, fazem com que a criança se torne mais disciplinada e responsável pelos seus compromissos.



Como falado no início, o que mais se vê são pessoas (incluindo adultos) zumbis: olhando para o celular e ausentes do ambiente que estão.
Ter momentos de contato com pessoas têm se tornado raros. O esporte proporciona a melhora desse contato gerando mais vínculos de coleguismo e amizades, descartando a necessidade das redes virtuais.

São muitos os benefícios de inserir crianças em grupos de atividades físicas. 
Pode ser um grupo de dança, arte marcial ou uma atividade com bola no clube. 
O mais importante é estimular a geração atual, proporcionando meios de desenvolvimento físico e psicossociais.

Beijos!

0 comentários:

Postar um comentário