18/06/2015

Por que bocejamos durante o treino?

Quem nunca sentiu aquela vontade incontrolável de bocejar durante o treino?
De manhã, de tarde ou de noite, com certeza isso já aconteceu com a maioria ou todos nós!


BOCEJAR é um ato involuntário do nosso corpo, que acelera os batimentos do coração com o objetivo de aumentar a entrada de ar nos pulmões. 

O BOCEJO ainda não tem uma causa definitiva, segundo os estudiosos. Porém, há quatro hipóteses possíveis sobre o fato:



SONO

O mecanismo é usado para aumentar a atenção nos casos de noites mal dormidas. Aumentando a circulação e diminuindo a temperatura corporal, o bocejo ajuda a driblar os efeitos do sono.
Vale a pena atentar-se à qualidade do seu sono!



TREINAMENTO

Com o exercício, liberamos o hormônio chamado serotonina, que tende a diminuir a sensação de dor e deixa o corpor todo mais relaxado. Essa sensação provoca sono e o bocejo acontece seguindo as etapas do item anterior.



HIPOGLICEMIA

É a diminuição de açúcar no sangue e pode ocorrer por dois motivos básicos:

1) Baixa ingestão calórica (principalmente de carboidratos) antes do treino, o que diminui a reserva energética desse substrato (glicogênio) no sangue durante o treinamento.;

2) Hipoglicemia de rebote. Ocorre quando há ingestão de alimentos com alto índice glicêmico (de 30 até 60 minutos antes do treino). Isso faz com que os mecanismos de remoção da glicose circulante se ativem de forma bruta, causando a hipoglicemia. 



TEORIA DA TERMORREGULAÇÃO

Estudos mostraram que o intervalo entre um bocejo e outro é maior onde as temperaturas são mais baixas, comprovando que o bocejo pode ser, também, um mecanismo de resfriamento dos sistemas, inclusive do cérebro. Vale ai prestar atenção à temperatura do local de seu treino.


Vimos, então, que o bocejo durante o treino pode ser simplesmente porque estamos com sono, ou, sinal de que algum fator não está tão adequado (temoeratura local ou alimentação pre-treino).
Atenção aos sinais que o corpo manda!
BONS TREINOS!

    0 comentários:

    Postar um comentário