19/05/2015

A importância da Avaliação Física


A avaliação física deve ser feita no início do programa de treinamento, logo na primeira semana da adesão (ou assim que possível) e deve ser repetida a cada 90 dias, em média, para comparação dos resultados.

É através dela, que o treinador pode identificar pontos fortes e pontos a serem mais trabalhados, como desigualdades de forças latero-laterais (entre a direita e à esquerda) e antero-posteriores (frente e trás). 

Pode-se também, verificar desvios posturais e características como, por exemplo, hiperflexibilidade dos joelhos, pés planos, hiperlordose, entre outros.

Com esses dados fica mais seguro fazer uma seleção de exercícios, visando o bem estar, de acordo com as características pessoais.

Além disso, fazer o registro de medidas e testes é muito importante para a comparação a cada trimestre. Perceber em qual ponto ele evoluiu mais ou menos e qual tipo de estímulo deve ser mantido ou modificado.


Por exemplo, os testes de força e resistência muscular podem apresentar uma melhora, mas os cardiovasculares nem tanto, o que indica que o treinador deve enfatizar um pouco mais esse tipo de trabalho na periodização do próximo trimestre.

Comparar o peso corporal, percentual de gordura e perímetros das circunferências, são dados que motivam e mostram a evolução dos treinos.

Se você não tem um personal trainer, tudo bem. Faça sua avaliação física e peça para um instrutor da academia, geralmente identificados como OAF (orientadores de atividades físicas) que poderão direcionar as atividades adequadas para seu caso.

Como exemplo, uma pessoa que apresenta desconforto nos joelhos não será indicada para uma atividade com alto impacto (como aulas de Jump, pular corda, grupos de corrida ou exercícios em pliometria) mas poderá fazer atividades de menor impacto para as articulações e alto gasto calórico como natação e musculação.

A maior importância da avaliação física é a comparação do aluno com ele mesmo. Apesar das tabelas de padrões segundo a idade e condicionamento físico, particularmente, considero mais interessante ver a evolução pessoal para que a motivação seja maior e, o mais importante, um trabalho seguro e eficiente seja desenvolvido!

Peça ao seu Personal Trainer ou instrutor que realize avaliações periódicas.

Beijos, e bons treinos! 

0 comentários:

Postar um comentário