15/04/2015

A importância da Atividade Física em todas as idades


Muito se fala sobre a atividade física e seus benefícios.
 Além de manter o corpo em dia, ajuda na prevenção de algumas doenças, como a diabetes, a osteoporose e doenças relacionas à obesidade.


Desde pequenas, as crianças têm necessidade de se movimentar. 
Ressalta-se que quanto maior a gama de movimentos realizados, mais estímulos seus corpos vão receber e as adaptações fisiológicas serão de suma importância para seu desenvolvimento psicomotor, estimulando novas conexões do sistema nervoso e ainda desenvolvendo valências físicas.


Na adolescência, essa necessidade se mantém e vem com a grande função de ajudar na regulagem hormonal e como uma "fonte de prazer e diversão" podendo, assim, evitar transtornos psicológicos comuns nessa fase da vida. 
Atividades como jogos cooperativos e esportes coletivos são ideais para que se desenvolva também a socialização e cooperação.


Já na fase adulta, os motivos para praticar atividades não diminuem... 
A manutenção do peso corporal, prevenção de doenças e de lesões são os pontos fortes dos exercícios físicos, além de grande fonte de "alívio do stress" causado pela rotina e jornadas de trabalhos exaustivas.


Na melhor idade a atividade física atua como um remédio. Pode retardar alguns processos degenerativos, estimula equilíbrio e desenvolve a força, que são valências importantíssimas para evitar as quedas tão comuns nessa etapa.

Em todas as idades o autoconhecimento e a socialização são  pontos positivos da atividade física, auxiliando as pessoas a se relacionarem melhor.

Então não espere mais, em qualquer idade você pode e deve praticar atividades físicas, lembrando que a supervisão de um profissional é indispensável!

Beijos!

0 comentários:

Postar um comentário