29/03/2015

Como você respira durante os exercícios?

A maneira correta de respirar é sempre pelo nariz, que vai aquecer o ar e, principalmente, filtrá-lo antes que que ao pulmão.


Durante a atividade física o indicado é inspirar pela nariz e expirar pela boca. 


A inspiração é justificada pela primeira frase do texto e a expiração pela boça promove maior contração dos músculos abdominais dando mais sustentação ao tronco.
Por esse motivo, durante a musculacao, a expiração deve ocorrer na fase de maior força do movimento.
*** Existem algumas manobras respiratórias que seguem outras metodologias de treino, como apneia ou expiração em outras fases do movimento. Não vamos entrar nesses detalhes nesta matéria.

Em exercícios mais intensos, como a corrida, nem sempre esse ritmo respiratório é possível de ser mantido. 
Não existe uma regra. 
Com a necessidade de hiperventilação do organismo, naturalmente começamos a inspirar também pela boca, pois o nariz não é capaz de suprir todo volume de ar necessário para oxigenação em alta intensidade.


O mais importante é tentar manter um ritmo entre inspiração e expiração para que a respiração seja confortável e funcional. 

Aquela dor lateral no abdome durante atividades intensas é resultado de um tipo de Cãibra da musculatura do assoalho e pélvico e mesmo do diafragma, resultante, na maioria dos casos, da respiração incorreta durante o exercício!

Atividades como YOGA e PILATES podem auxiliar no controle respiratório em outros tipos de treino.


Bons treinos!
Beijos!

0 comentários:

Postar um comentário