21/02/2015

Mudança de horário: dicas para facilitar sua vida

Mais uma vez mudamos o horário e o corpo vai dar aquela balançada na primeira semana.
Apesar de agora "ganharmos" uma hora de sono, o que, teoricamente, nos deixará menos cansados, o organismo sente os efeitos e com certeza algo de estranho vai acontecer nesses primeiros dias. A fome e o sono não virão nas horas certas, os treinos podem não render tanto e a irritabilidade e cansaço podem surgir durante atividades de trabalho e intelectuais.

Enumerei dicas básicas para amenizar os efeitos da mudança de horário, acerte seus relógios e siga o passo-a-passo.







Desligue a televisão e deixe de lado os tablets e celulares. Coloque tudo no silencioso e não fique checando as mensagens deitado na cama;
Tente relaxar e não pensar em nada. Técnicas de meditação podem ser bem úteis para "desligar" a mente;

Consuma alimentos e bebidas calmantes como chá de camomila ou suco de maracujá e evite os termogênicos e estimulantes nesse horários, como pimentas e gengibre;


Determine um horário para deitar, mesmo se não estiver com muito sono, se você se deitar sempre na mesma hora, em um ou dois dias o corpo vai entender que esse é o momento de relaxar, criando uma rotina, e o sono virá naturalmente;




Não é hora de tentar nada novo. Deixe as inovações para a semana que vem. Uma nova dieta pode esperar mais uns dias. O corpo já tem informações demais para organizar nesses dias pós mudança do horário;

Evite alimentos muito gordurosos ou com açúcar em excesso. Uma boa digestão garante bem-estar o dia todo, fazendo suas horas renderem sem mau humor e nada de exagerar no prato à noite, para que o sono seja de qualidade e sem interrupções;

A mesma dica anterior vale para bebidas alcoólicas. Se já é difícil entrar no ritmo, nem pense em beber em excesso ou estender o happy hour até a madrugada. Aumentar o consumo de líquidos como sucos DETOX, gelatinas e mesmo água ao longo do dia vai hidratar e ajuda a metabolizar melhor as toxinas;



Assim como na alimentação, nesse item também não é hora de radicalizar! Mantenha sua rotina normal de atividades físicas. Aumentar bruscamente pode gerar um desconforto muscular, além de não ser recomendado NUNCA o exagero;

Se quer aumentar o volume ou intensidade dos treinos, faça-o gradualmente. Não praticar exercícios também não é legal, pois aquela energia que você destina diariamente para isso será estocada e pode gerar uma irritabilidade ou insônia.



Deixe tudo preparado na véspera. O material que vai levar para o trabalho, a mochila para academia, a  louça da mesa do café da manhã... Assim, se perder a hora, já estará tudo mais ou menos engatilhado para facilitar seu dia!

Agora vamos encarar a mudança sem tantos traumas pro nosso corpo.
Beijos! 

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