30/01/2015

Escada Nutricional - a nova DUKAN

Depois do sucesso e ao mesmo tempo críticas à dieta DUKAN original, surgiu uma reformulação da dieta, com uma reorganização dos dias, seguindo os mesmos preceitos da original.

Chamada de ESCADA NUTRICIONAL, em sete dias você passa por diferentes fases da dieta, independente de quando resolva começar e de quantos quilos quer eliminar.



A escada começa na segunda-feira e termina no domingo, recomeçando imediatamente na próxima segunda.

A Semana completa:


SEGUNDA-FEIRA

Este será seu primeiro dia, e você deve comer alimentos ricos em proteína
O livro do Dr. Dukan indica 11 categorias de proteínas que podem ser ingeridas.
Os alimentos podemos ser combinados, misturados e consumidos a qualquer hora do dia, e sem quantidades determinadas!

Exemplos de alimentos autorizados: peixes, frutos do mar, carnes magras, aves (exceto patos e gansos) sem pele, proteínas vegetais e ovos.

Atividade física: 20 minutos de caminhada


TERÇA-FEIRA 

Mantendo as proteínas do dia anterior, acrescente também vegetais a seus pratos. Esses, também não tem quantidade resista de consumo. 

Exemplos de alimentos autorizados: peixes, frutos do mar, carnes magras, aves (exceto patos e gansos) sem pele, proteínas vegetais e ovos e vegetais (cozidos ou crus).

Atividade física: 30 minutos de caminhada.


QUARTA-FEIRA 

Além dos alimentos permitidos de segunda e terça-feira, você pode acrescentar uma porção de fruta.

Exemplos de alimentos autorizados: peixes, frutos do mar, carnes magras, aves (exceto patos e gansos) sem pele, proteínas vegetais, ovos e vegetais (cozidos ou crus) e uma porção de fruta (exceto banana e uva).

Atividade física: 30 minutos de caminhada.



QUINTA-FEIRA 

Agora deve-se incluir duas fatias de pão integral, além de todos os anteriores.

Exemplos de alimentos autorizados: peixes, frutos do mar, carnes magras, aves (exceto patos e gansos) sem pele, proteínas vegetais e ovos e vegetais (cozidos ou crus), uma porção de fruta (exceto banana e uva) e duas fatias de pão integral.

Atividade física: 30 minutos de caminhada.


SEXTA-FEIRA 

Seguindo os padrões da semana, acrescente uma porção de queijo.

Exemplos de alimentos autorizados: peixes, frutos do mar, carnes magras, aves (exceto patos e gansos) sem pele, proteínas vegetais e ovos e vegetais (cozidos ou crus), uma porção de fruta (exceto banana e uva), duas fatias de pão integral e uma porção de queijo duro ou fermentado (menos de 50% de gordura).

Atividade física: 30 minutos de caminhada.


SÁBADO

Neste dia você deve incluir uma porção de amido na alimentação. 

Exemplos de alimentos autorizados: peixes, frutos do mar, carnes magras, aves (exceto patos e gansos) sem pele, proteínas vegetais e ovos e vegetais (cozidos ou crus), uma porção de fruta (exceto banana e uva), duas fatias de pão integral, uma porção de queijo duro ou fermentado (menos de 50% de gordura e uma porção de amido (feijão, grão-de-bico, arroz branco ou integral, etc.).

Atividade física: 45 minutos de caminhada.


DOMINGO 

Neste dia, além dos alimentos permitidos da semana, você pode ingerir uma refeição de gala (ao meio dia ou à noite). A refeição de gala consiste em entrada, prato principal e sobremesa. Nela, você pode incluir o amido autorizado de sábado e até uma taça de vinho.

Atividade física: 60 minutos de caminhada.


SEGUNDA FASE DA NOVA DIETA DUKAN
Após a perda de peso nessa fase, recomenda-se passar pelas fases de consolidação e estabilização. 

Nessa organização a dieta parece surtir mais efeito pelo fato de ser mais motivadora e dinâmica.
Lembrando que esse Post é apenas um informativo, procure um nutricionista para prescrição individualizada. 
Beijos!

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