19/01/2015

Calistenia

 Muita gente não sabe o que é, mas com certeza já realizou essa prática alguma vez na vida.
Quando estávamos na escola, o professor de educação física sempre vinha com aqueles exercícios com bastões e cordas, mandava fazer flexões de braços, saltos e corridas... Então, essa é a CALISTENIA.
(Look: Lithe Sports)


Por definição, é um tipo de ginástica que usa movimentos feitos com o peso do próprio corpo, ou com ajuda de pequenos implementos, para melhora do condicionamento físico geral. 

Com certeza a ginástica aeróbica e a localizada de academia tem origem desse método.
Hoje em dia encontramos em alta o Cross Fit e o Treinamento Funcional, que tem o fundamentos da calistenia como base de seus treinamentos.

Os grandes benefícios dessa prática incluem desenvolvimento de força, flexibilidade, coordenação, propriocepção e condicionamento cardiovascular.

Também em alta, além das citadas no parágrafo acima, são as atividades coletivas no parques. Exercícios desafiadores e estimulantes feitos em grupos podem ser de grande motivação para os praticantes.

Ressalto alguns cuidados que devem ser tomados, pois não é qualquer um que pode fazer. 
Por exemplo, indivíduos com lesões articulares devem se atentar à seleção de movimentos. 
Quem sente dores nos punhos, deve evitar o movimento de flexão de braços (apoio de frente) devido à sobrecarga que este causa nas articulações. 

Pessoas obesas podem sentir desconforto em determinadas posições.

Converse com seu treinador a respeito. É possível incluir exercícios de pliometria, saltos e equilíbrio em seus treinos (de acordo com objetivos e forma física) para várias os estímulos e deixar seus treinos mais interessantes, na academia ou ao ar livre.

Bons treinos!
Beijos! 

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