24/12/2014

Frutas natalinas

Olá meus queridos!
Véspera de Natal e todo mundo se mobiliza para enfeitar a casa, preparar receitas deliciosas e deixar tudo pronto para a festa!

A mesa de frutas é uma tradição em muitas casas e hoje falarei de algumas delas, que além de lindas e saborosas, têm propriedades maravilhosas para nossa saúde.

Busquei alguma fontes confiáveis para trazer informações para a matéria de hoje: Dicas de Saúde, Forma Saudável e Nutrição em Pauta.

Alivia a indigestão, infecções da gripe, e problemas relacionados à ansiedade. 
O poder do antioxidante das ameixas pode ajudar no tratamento de doenças como a osteoporose, degeneração muscular, câncer, diabetes e obesidade. 

Ela ajuda a manter níveis saudáveis do colesterol, a saúde cardiovascular, a saúde cognitiva, resistência do sistema imunológico, a saúde celular, equilíbrio eletrolítico, o sistema nervoso e ajuda a cuidar da pele e coagulação do sangue.

As Ameixas contém uma variedade de componentes saudáveis, vitaminas e minerais. Ameixas são uma excelente fonte de vitaminas, como a vitamina A, C (ácido ascórbico), ácido fólico e vitamina K (filoquinona). Elas também são uma boa fonte de vitamina B1 (tiamina), B2 (riboflavina), B3 (niacina), B-6 e vitamina E (alfa-tocoferol). Os minerais presentes nas ameixas incluem potássio, flúor, fósforo, magnésio, ferro, cálcio e zinco. Ameixas também fornece fibra alimentar e oferece baixas calorias, sem gorduras nocivas.
Contém cerca de 46 kcal a cada 100g.


A cereja é um fruto rico em pigmentos. Estes pigmentos, na verdade, são compostos polifenólicos flavonoides conhecidos como antocianinas glicosídeos. As antocianinas são pigmentos vermelhos, roxo ou azul encontradas em muitas frutas e vegetais, especialmente concentradas em sua pele, conhecida por ter poderosas propriedades antioxidantes.

O consumo de cereja tem efeitos potenciais para a saúde contra as doenças crônicas episódios dolorosos como a gota artrite, fibromialgia – condição muscular dolorosa, e lesões esportivas.
A fruta cereja é rica em melatonina antioxidante estável. A melatonina pode atravessar a barreira hemato-encefálica facilmente e produz efeitos calmantes sobre os neurônios do cérebro, acalmando irritabilidade do sistema nervoso, o que ajuda a aliviar a insônia neurose e dores de cabeça.

Além disso, eles são também boa fonte de minerais, tais como potássio, ferro, zinco, cobre e manganês. O potássio é um mineral saudável para o coração, um componente importante de fluidos celulares e do corpo que regula a frequência cardíaca e a pressão arterial.
Cereja é excepcionalmente rica em flavonoides, promovendo saúde com fenólicos poli anti-oxidantes, como a luteína, zea-xanthin e betacaroteno.  Estes compostos atuam como catadores de proteção contra os radicais livres e espécies reativas de oxigênio – ROS, que desempenham um papel no envelhecimento, câncer e processos de várias doenças.

Anti-inflamatória propriedade da cereja foi encontrada uma eficaz redução de fatores de risco de doenças cardíacas e pela limpeza da ação contra os radicais livres.
Contem 97kcal a cada 100g (média de 10 unidades). 


Os damascos são umas das maravilhas pouco conhecidas do reino das frutas. Apesar de serem essencialmente uma fruta de verão, eles são facilmente encontrados, enlatados ou secos, durante o ano inteiro. Os damascos secos apresentam uma grande quantidade de ferro e fibras.

Os damascos são uma das melhores fontes de vitamina A, devido à presença de beta-caroteno. A vitamina A protege e mantém saudáveis os olhos e a pele, fortifica o sistema imunológico, e é um poderoso anti-oxidante. Três damascos proporcionam 30% da quantidade recomendada por dia de vitamina A. Eles também são uma excelente fonte de vitamina E, B2 (riboflavina), vitamina C e licopeno.  O licopeno, encontrado também nos tomates, é um anti-oxidante poderoso que ajuda a prevenir o câncer, doenças do coração e enfartes. 

Os damascos secos são ainda mais nutritivos, pois contêm todas estas vitaminas em doses concentradas.Entretanto, a parte mais interessante do damasco é seu próprio caroço.
Damasco fresco contém 55kcal a cada 100g, e o seco 100kcal. 


Ótima noite de Natal a todos!
Ho ho ho
Beijos!

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