21/11/2014

Sustentabilidade. Passe adiante!

Bom dia... A cada estação o clima fica cada vez mais "estranho"... Invernos rigorosos, verões muito secos e chuvas fora de hora. Ou a falta da chuva!

Recentemente a falta de água tem se tornado uma preocupação constante, pois as pessoas estão sentindo na prática os efeitos da degradação do meio ambiente pelo homem. Com a falta de água, também falta energia elétrica e os problemas vão só piorando.... 
O que fazer para amenizar esses efeitos?!


Muita gente pensa que APENAS as grandes indústrias são responsáveis pela poluição, ao jogar resíduos não tratados nas águas, poluir o ar, e não reciclar seus materiais. Sim, são responsáveis, mas não são os únicos!
VOCÊ pode ajudar a melhorar o planeta. Veja como, com simples atos do dia-a-dia:

1. Separe seu lixo
Procure saber que dias da semana ocorrem a coleta seletiva no seu bairro. Separe o lixo orgânico do reciclável e identifique seus tambores, para que sejam facilmente reconhecidos e encaminhados para o local certo. 
Além de separar, reaproveitam o lixo orgânico como adubo é uma ótima opção para diminuir o volume de sacos de lixo, e ainda pode deixar seu jardim mais florido!

2. Use suas sacolas nos supermercados
Levar sua própria bolsa, ao fazer compras, é uma atitude simples e que evita o gasto das sacolinhas plásticas. Além do que, eu acho muito mais prática carregar duas bolsas grandes do que colocar e tirar do carro uma dúzia de sacolinhas.

3. Procure embalagens sustentáveis
Diversas empresas se preocupam muito com essa questão ambiental e procuram fazer embalagens recicladas ou biodegradáveis (que se decompõe no meio ambiente com maior rapidez). Procure os selos e as descrições de como as embalagens foram produzidas. Incentivando essa iniciativa, você estará colaborando para que a empresa continue a cuidar do meio ambiente.

4. Não demore no banho e feche a torneira ao ensaboar a louça
Otimizar a lavagem de louças é um dever de todos, nada de deixar a torneira aberta enquanto ensaboa os pratos. E no banho, gaste apenas o tempo necessário. Reaproveitar a água é uma boa saída para não disperdiçar. Por exemplo, a água que sai da máquina de lavar roupas pode ser reutilizada para lavar um quintal. Pense nisso antes de abrir a mangueira.

5. Eletrodomésticos econômicos
Antes de comprar um eletrodoméstico, procure nos selos indicativos se ele é econômico. Bom para seu bolso, pois a conta de luz não vira tão cara é bom para o planeta. E, claro, use lâmpadas frias.

6. Descarte do lixo eletrônico
Com o avanço da tecnologia, a cada ano trocamos de celular, computador e muito "lixo eletrônico" fica acumulado. Procure o fabricante para saber como é feita a coleta desse material. Algumas empresas de cartuchos de tinta para impressora fazem esse serviço, você tem apenas que acionar o website para combinar como será recolhido o material. Não jogue pilhas e baterias no lixo comum.


7. Pegue uma carona
Com as facilidades de financiamentos, quase todo mundo tem carro hoje em dia! Os níveis de poluição do ar estão cada vez mais altos e a curva é, infelizmente, crescente. Pegar uma carona com seu vizinho ou colega de trabalho é uma ortima chance de diminuir o trânsito e a poluição. Usar transportes coletivos e caminhar ou usar bicicletas, também são ótimas alternativas para esse problema, além de aumentar seu gasto calórico e manter sua saúde em dia. Que tal?!

Com atitudes simples como essas, você pode ajudar o planeta a respirar melhor. 
Se cada um fizer sua parte, o TODO pode melhorar. 
Vamos cuidar da nossa CASA com carinho!
Beijos, e bom final de semana!

0 comentários:

Postar um comentário