25/08/2014

Vai um cafezinho?

  Esse texto foi retirado de outro blog (endereço abaixo). Achei muito bom e compartilho com vocês... Para os que amam café, assim como eu!! 


O café é um dos queridinhos dos brasileiros, faz parte da nossa cultura e é sempre bem vindo em qualquer ocasião.


O café tem efeitos positivos na nossa saúde. Possui o ácido clorogênico, um composto  que ajuda na melhora da sensibilidade a insulina, no metabolismo da glicose, é anticarcinogênico e antioxidante, além de ser um potente estimulante para ser consumido antes do treino, oferecendo mais energia para os praticantes de atividade física.


Um dos motivos das pessoas gostarem tanto de café e o consumirem em grande quantidade, além do seu aroma, é o seu principal componente, a cafeína, que tem efeito estimulante no sistema nervoso.


Como estamos expostos a um ambiente de muito estresse e cansaço mental, ele age como um “start” à produção de cortisol, para nos deixar em alerta quando estamos cansados. Porém, o excesso de café pode desregular esse hormônio (cortisol) e nos deixar dependente do seu consumo para podermos estar sempre “ligados”, podendo mascarar possíveis desequilíbrios no ciclo hormonal.


Por isso, o ideal é o consumo de no máximo 3 xícaras de café por dia e de preferência coado, pois tem menos cafestol e cafeína, substância aterogênica encontrada em maior quantidade no café expresso.


A orientação de um nutricionista é muito importante para te auxiliar na melhor escolha de acordo com o seu estilo de vida e, principalmente, se as dosagens hormonais estão reguladas para que o uso do café seja um aliado e não o vilão.


Fonte: blog.tryoop.com.br


Beijos


ElisaPrits

0 comentários:

Postar um comentário