08/01/2014

Protetor x Bronzeador x Bloqueador Como manter uma cor bonita e saudável?!



Muitas pessoas confundem o bloqueador com o protetor. Um bloqueia e outro protege, certo?! E será que o FPS (fator de proteção solar) interfere na protecao?



A QUANTIDADE de proteção é definida pelo FPS, que pode ser igual em ambos. Vamos esclarecer alguns conceitos para entender melhor como cada um age nessa proteção.

BLOQUEADOR SOLAR

Como o próprio nome diz, ele bloqueia os raios solares. É como se fosse uma barreira invisível que reflete os raios solares. Os raios "batem e voltam", não penetrando na pele. Além disso,  o bloquedor solar nao deixa que as luzes artificiais, como lâmpadas e a luz do computador, por exemplo, penetrem na pele. Mas para quem quer "pegar uma corzinha", com o bloqueador pode esquecer! Os raiosnão  entram mesmo.

O bloqueador é mais grosso também, e no momento em que se aplica já passa a fazer efeito. Deve ser passado por último na pele, depois do hidratante.


PROTETOR SOLAR

Já o protetor solar funciona como uma “esponjinha”. Ele recebe os raios solares e absorve a radiação não deixando que ela penetre na pele. Nem sempre o protetor solar protege dos raios artificiais. O protetor solar, costuma ser mais leve que o bloqueador, e diferente dele, que pode ser aplicado no momento em que vai se expor ao sol, o protetor solar deve ser aplicado de 20 a 30 minutos antes da exposição solar.

A ordem de aplicação também é diferente. O protetor deve ser aplicado antes do hidratante, para entrar em contato mais direto com a pele.


BRONZEADOR

Como o objetivo é bronzear, esse tipo de produto não apresenta em sua composição filtros de raios UVA e UVB. O bronzeador contém substâncias que estimulam a pigmentação, mesmo que a pessoa não se exponha ao sol. O simples reflexo da radiação na areia da praia, conhecido como mormaço, já é o suficiente para produzir o efeito esperado. Por oferecer baixa proteção, o uso indevido pode causar sérias queimaduras na pele.



DICAS PARA UM BRONZEADO BONITO E SAUDÁVEL:

1. Não queira tomar todo o sol num dia. Comece com pequenas exposições, preferencialmente até as 11:00 e após as 16:00 horas. Nos primeiros dias use protetor com FSP alto e diminua gradulamente, alternando com brozeadores;

2. Antes de começar a se bronzear, faça uma esfoliação em todo corpo, cerca de 2 a 3 dias antes, para renovar as células;

3. Hidrate-se por dentro e por fora. Muita água, sucos e frutas e use e abuse de oleos de banho e cremes hidratantes. importante lembrar que banhos muito quentes e demorados podem ressecar a pele, melhor evitá-los nessa época do ano;

4. Consuma alimentos com Betacaroteno: cenoura, mamão, manga, laranja. Eles vão ajudar na pigmentação.

5. Indispensável usar chapéu/boné/viseira durante a exposicao, e óculos de sol. Antebte-se as marcas, aqueles bem baratinhos do camelo podem prejudicar sua visão.

Bom SOL a todos!!!


Beijos :) 




Fontes:

apertaenter.com.br

yahoo.com

0 comentários:

Postar um comentário